FIRMINO ROCHA E A RESISTÊNCIA DA POESIA, por CYRO DE MATTOS

 


O épico apresenta, o lírico lembra, o dramático articula mundos interiores que resultam de atritos e conflitos na cadência crítica da vida. O lirismo e o sentimento do amor andam juntos, como podem ser vistos na tradição da poesia ibérica. Na sua maneira íntima, de permanente emotividade, o lírico procede como quem recorda ou irrompe dos estados puros da paixão. O ouvido está atento para captar situações, auscultar seres e coisas, pulsações e frêmitos que correm no rio da vida. A mensagem é endereçada em muitos casos mais aos ouvidos do que aos olhos. Não pretende deixar nada na escuridão e frieza. Seu estro murmura nos acordes da tristeza, adeus, agonia, lamento e grito. Passado e presente são auscultados no presente para a sugestão muitas vezes de um sentimento único: o amor.

Em Firmino Rocha, poeta de expressão fácil, verso de tonalidades leves, um canto de amor emerge do eu lírico, ingênuo no modo de sentir o mundo. Ao fugir do real circundante, recheado de horas doloridas, que os olhos não chegam a compreender, o transe imposto ao poeta o conduz para uma paisagem de aflição, que atua como âncora. Ao provocar uma poesia dolorida na captura da vida, flui com ternura. Acontece com forte apelo naqueles poemas em que o fluxo lírico traduz a angústia na surpresa de ser ante o mundo: os pesares permanecem em companhia dos recônditos por quem se vê ilha em seu estar no mundo.

De tendência intimista, no seu verso tão somente pulsa a emoção, que acontece pelas arestas do coração, ofendido pelo mundo áspero que fere. Os olhos tentam colocá-lo distante, mas não conseguem. A dor e a saudade, no seu banimento impossível, irrompem num facho de luz repentino para externar a solidão, tornada queixa no gesto que é uma profusão enorme entre o dramático com seus delírios e o lirismo com a sua pureza incrementada na verdade.

O som como elemento necessário forma o ritmo, que emana suave e flui do verso com espontaneidade. Associada ao som, sua poesia alcança sem esforço entonação musical, embora nem sempre a intuição compareça no texto verbal com bons resultados. É ausente de síntese na reflexão crítica do viver, sem tendência conceitual, emotiva por excelência submete-se aos instantes do eu profundo. É como o ar que o próprio poeta respira, nesses encontros inevitáveis da solidão de quem, perturbado na alma, sofre e sente, resiste e chora.

A poesia tomada nessa latitude não deixa de ser comoção, tornada em linguagem condensada, intensa e plural no seu significado. Há quem afirme que nessa postura do sensível, com suas formas calcadas no eu lírico, a poesia obedeça ao ritual simbólico da escrita para revelar uma ideia. Argumente contra os que acham que é a razão que faz o outro se sentir bem, conhecer o inexplicável, esclarecendo que a poesia através de emotiva pulsação interior, sensitiva constatação subjetiva, traduz murmúrios que estremecem, encantam e comovem. Consegue demonstrar em sua linguagem aparentemente prosaica que um poeta nem sempre se apoia em formas frias, não é um operador de modelos reflexivos que buscam unir o ser humano, contraditório, finito, a momentos da palavra tomada emprestada à razão para pronunciar os indícios históricos da existência.

         Poeta que marca a palavra com o abraço da paz e a lágrima do amor, Firmino Rocha é mais um caso de resistência da poesia. Do homem que, ilhado na cidade do interior, de ambiência literária incipiente à sua época, assume em sua feição heroica e santa o lado do sonho, da loucura iluminada. Através de intuições e emoções, expressa a solidão solidária alcançada como maneira de exercer a dialética do silêncio para não sucumbir ante a opressiva lei da vida.

Para esse poeta de Itabuna, o poema é sangue e ar, calvário e canto que redime, pilastra que sustenta a dor de si e de muitos, ponte de inquietudes que se estende “prenhe das águas encobertas e das ramagens emudecidas.” Dostoievsky disse que a Arte salvaria os homens, o poeta Firmino Rocha acredita que só o poema pode trazer-lhe o sonho da amada e salvá-lo, como numa prece, das paragens cegas da noite sem beijos e canções.

Era sua crença:


Só um poema pode

esta angústia afugentar

esta tristeza exilar

esta escuridão espantar


Defensor dos valores eternos, como a liberdade e a paz, em versos que se vestem com auroras e vertem estrelas, tem como um de seus temas preferidos o da inocência que se escondeu com a infância. A sua lira, que sobe “o manto azul da lua cheia” e se desperta na janela pela voz de três baladas, canta a saudade, o amor, a infância, o mistério que cerca seres e coisas nesse velho mundo impossível de ser elucidado nas propostas íntimas de uma canção constante. Firmino Rocha canta os mares pressentidos de angústia e pranto, o eu lírico livre e sereno aparece no verso simples, espontâneo, “colhendo do amanhecer os seus milagres.” Canta a morte do desesperado negro Stanley, que na terra de Tio Sam cometeu o pecado de amar uma mulher branca.

Ânsia, lágrima, o beijo perdido para sempre, paixão, lembrança, tudo isso está na poesia de Firmino Rocha, com seus vícios e virtudes. Nela há sempre a necessidade de amparar a solidão na companhia de sons e na magia de sonhos. Poesia feita de recados, desejos impossíveis, indagações sem resposta, pranto e distância. Filho do chão cacaueiro baiano, descendente de família pioneira na conquista da terra, sua poesia não tem o som épico e dramático que impõe o tema urdido num contexto que ao longo do tempo implantou uma civilização singular, portadora de valores materiais, tipos e costumes com bases na lavra dos frutos cor de ouro.

O poema “Deram um fuzil ao menino, pungente canto de ternura feito como protesto contra a guerra (1939-1945), tem arrebatado o brilho de toda a poesia do autor de O canto do dia novo (1968). Há uma forte corrente entre os conterrâneos do poeta de que esse poema está gravado em bronze na sede da ONU, em Nova Iorque. Figura em antologia de poetas do mundo todo, editada pela Organização das Nações Unidas. Mas provas não há de que tais fatos sejam verdadeiros. Pode ser uma lenda criada pelos conterrâneos e admiradores do poeta para que o mito ganhe circulação internacional nos ares locais, com meros propósitos ufanistas.

A poesia reunida de Firmino Rocha foi publicada numa coedição da Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, na gestão do professor Flávio Simões. Iniciativa louvável porque até aquele momento, inclusive entre os seus conterrâneos, o poeta continuava inédito. Falava-se mais de Firmino Rocha como sendo o autor do poema “Deram um fuzil ao menino” e pouco se tinha conhecimento do seu legado poético.

Certamente a publicação de sua obra, reunindo diversos poemas esparsos por jornais e oferecidos a amigos em mesa de bar, é uma forma de perpetuar esse poeta sul baiano, resgatar e preservar a memória cultural do sul da Bahia.  Poderia ser uma boa oportunidade para inserir documentos e iconografia pertinente no livro Firmino Rocha – Poemas escolhidos e inéditos (2008) e fazer a comprovação em definitivo de que o poema “Deram Um Fuzil ao Menino” encontra-se realmente gravado na ONU, em bronze, além de participar de antologia importante no exterior.

Os comentários continuarão em torno do assunto informando que os fatos que envolvem o poema famoso com possível repercussão na ONU são verdadeiros. Pelo sim, pelo não, com a palavra os estudiosos de literatura, pesquisadores e historiadores da terra do poeta.


Leitura Sugerida


ROCHA, Firmino. Poemas escolhidos e inéditos, Via Litterarum Editora, Itabuna, Bahia, 2008.

STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais de Poética, Editora Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1972.

Nenhum comentário: