PROBABILIDADE DE UM ACIDENTE AÉREO


O acidente da Air France numa rota que sempre foi segura deixou todos nós angustiados/preocupados (muita gente planeja viajar nas férias de julho, ou tem filhos que viajarão...) Afinal, sempre ouvimos dizer que fenômenos meteorológicos não derrubam aviões de grande porte. Consultei quem entende do assunto, Piero Ubaldo Politi, diretor da POLITI VIAGENS E TURISMO:





"Foi uma calamidade, não consigo encontrar outra definição para esse acontecimento.

Existem nuvem chamadas de Cumulus Nimbus, os famosos CB, que são nuvens verticais, podendo atingir uma altura de mais de 30.000 km. Essas nuvem são extremamente energizadas e super perigosas para se passar no meio delas, independente do porte do avião.
Os radares meteorológicos existem exatamente para que se possa evitar uma situação desse tipo.

Mas ainda assim posso lhe garantir que é o meio de transporte mais seguro que existe. Veja bem: A AirFrance tem uma média 700 voos diarios, isso significa que por ano ela realiza 255.500 voos. O último acidente da AirFrance foi com aquele Concorde, em 2000, ou seja, há nove anos. Dai concluimos que as chances desse acidente são de uma em quase dois milhões e trezentas mil.

Ainda prefiro os aviões."


PS. O cálculo de Politi coincide com a informação de uma matéria sobre acidentes aéreos da Veja de 6/9/96, onde lemos: "A probabilidade de uma pessoa morrer durante a viagem ao embarcar num avião é de uma em 2,5 milhões - tão remota quanto ganhar na loteria". Portanto, se você acredita que vai ganhar na loteria um dia, não ande de avião!

Nenhum comentário: