QUANTAS PESSOAS JÁ VIVERAM NO MUNDO???


Segundo a pesquisa de Toshiko Kaneda, "How Many People Have Ever Lived on Earth?" ("Quantas Pessoas Já Viveram na Terra?"), publicada no site do Population Reference Bureau (PRB), que você pode acessar clicando aqui, até 2018 viveram no mundo 108 bilhões de humanos.

Diz o artigo em seu início (vou traduzir para o português): "O Homo sapiens "moderno" (ou seja, pessoas aproximadamente como nós hoje) caminhou pela primeira vez sobre a Terra 50.000 anos atrás. Desde então, mais de 108 bilhões de membros de nossas espécie chegaram a nascer, de acordo com estimativas do Population Reference Bureau (PRB). Dada a atual população global de 7,5 bilhões (baseada nas estimativas mais recentes do PRB em meados de 2017), isto significa que aqueles atualmente vivos representam cerca de 7 por cento do total de seres humanos que já viveram. "

Isto leva a duas reflexões. Primeira: Muita gente acha a morte injusta, um castigo, a ponto de acreditar em alguma espécie de sobrevivência pós-morte. As religiões orientais acreditam em reencarnações, crença esta "ocidentalizada" e cristianizada por Kardec. As religiões ocidentais pós-paganismo acreditam em uma ressurreição dos corpos no dia do Juízo Final. Imaginem 108 bilhões de pessoas ressuscitando em nosso limitado planeta! Onde enfiar tanta gente?


A segunda reflexão é o que denomino "paradoxo da reencarnação"As pessoas imaginam que as reencarnações são sucessivas: você nasce, vive, morre, e logo depois, ou pouco depois, ou não muito depois reencarna. Tanto é que quando morre um Dalai Lama pouco depois procura-se a alma reencarnada daquele Dalai Lama num recém-nascido. Não passaria pela cabeça de ninguém que a alma levaria cem, duzentos anos para voltar a encarnar. As pessoas que acreditam no espiritismo imaginam que encarnaram sucessivamente nas diferentes épocas da história humana: na época dos romanos, na Idade Média, no Renascimento, na era vitoriana, etc. 

Acontece que a população mundial no passado era bem menor que hoje. Segundo o PRB, em 8.000 a.C. éramos apenas uns 5 milhões. Há 2 mil anos, 300 milhões. Em 1750, a população mundial era de 795 milhões. Em 1850, 1,3 bilhão. Em 1950, 2,5 bilhões. Em 2011, quase 7 bilhões. Agora somos 7,5 bilhões. Veja bem, no passado não havia pessoas suficientes para receber todas as 7,5 bilhões de almas que existem hoje. Este é o paradoxo da reencarnação.

Convido-os a verem meu vídeo abaixo sobre este tema. E se quiserem deixem seus comentários.



Texto (exceto citação), vídeo e fotos de grafites paulistanos de Ivo Korytowski.

Nenhum comentário: