SE O CINEMA É A SÉTIMA ARTE, QUAIS AS OUTRAS SEIS?



No verbete "Art" da versão francesa da Wikipédia (maravilhosa Internet, a maior biblioteca do mundo dentro de nossas modestas casas!) encontrei a resposta a esta pergunta. Ei-la (devidamente traduzida para o português):

“A sétima arte é uma expressão proposta em 1919 por Ricciotto Canudo para designar a arte cinematográfica.

Ricciotto Canudo foi um intelectual italiano, morando na França, amigo de Apollinaire e um dos primeiros críticos de cinema. Escreveu um livro em 1911 que intitulou La naissance du sixième art (O nascimento da sexta arte), onde considerou que o cinema realizava a síntese das “artes do espaço” (arquitetura, pintura e escultura) com as “artes do tempo” (música e dança). O cinema surgiu portanto como uma síntese de todas as cinco artes precedentes, do tempo e do espaço. O cinema é um instrumento de um novo renascimento.

Depois de ler Hegel acrescentou a poesia como a arte fundadora e escreveu Le manifeste des 7 arts (O manifesto das 7 artes), que consagrou a expressão “sétima arte” para o cinema. Em 1922, fundou a Gazette des sept arts (Gazeta das sete artes), uma das primeiras revistas de cinema.”

Nenhum comentário: