PONTOS POSITIVOS NO GOVERNO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO


ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL O TREM ITABIRANO DE JULHO DE 2022


Caros amigos, gostaria de expor meus motivos objetivos e substantivos (dispensando os adjetivos) para considerar que o governo federal atual – não obstante seus defeitos, que ninguém é perfeito, e pondo de lado o embate ideológico direita versus esquerda que divide o mundo moderno (como o embate católicos versus protestantes outrora dividiu a Europa e o embate sunitas versus xiitas sempre dividiu o mundo islâmico) – no cômputo geral e no frigir dos ovos causa mais bem do que mal à nossa pátria amada, idolatrada, salve, salve (acompanhem-me até o fim):

1) Trata-se do primeiro governo federal desde os militares (Ferrovia do Aço) que investe forte na expansão da nossa sucateada malha ferroviária. A ferrovia norte-sul, projeto que remonta aos idos do governo Sarney e avançava a passo de cágado, enfim vem sendo concluída, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do país (ver verbete “Ferrovia Norte-Sul” na Wikipédia). Tendo trabalhado na extinta Rede Ferroviária no início da vida profissional, este tema me é muito caro.

2) O governo federal investe pesado na infra-estrutura rodoviária, duplicando e asfaltando trechos de estradas, construindo pontes onde antes o motorista precisava perder tempo precioso numa fila e pagar para embarcar em balsas, em suma, facilitando a lida dos caminhoneiros, tanto é que tem o apoio deles.

3) Ao facultar o porte de armas do fazendeiro no perímetro de sua propriedade eliminou as nefastas invasões de terras. Aliás, a democratização da posse de armas, antes monopólio dos bandidos, faz com que os índices de homicídios venham diminuindo. Por exemplo, em 2021 o número de assassinatos caiu 7%, atingindo o menor número desde 2007, ano em que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública passou a coletar os dados, conforme informa o Monitor da Violência do G1. E continuou caindo nos três primeiros meses de 2022.

4) A lei da liberdade econômica acabou com as máfias dos alvarás que pululavam nas prefeituras das cidades e propiciou a abertura de milhões de pequenos negócios, como observo nas minhas andanças pela zona leste paulistana. Por exemplo, o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios no ano passado, aumento de 19,8% em relação a 2020. Por outro lado, se poucos anos atrás você levava mais de um mês para abrir uma empresa, hoje leva menos de dois dias. O microempreendimento, um dos pilares de uma economia sólida, só consegue prosperar num ambiente desburocratizado. Também o PIX gratuito democratizou as transações monetárias – os banqueiros não devem ter gostado nem um pouco!!!

5) O programa de informatização de serviços públicos federais é um dos mais ambiciosos do mundo. Muita coisa que exigia a ida, e a perda de tempo e paciência, numa repartição pública hoje pode ser resolvida via computador ou celular. E o governo quer ir mais longe, com seu projeto de informatização das certidões emitidas por cartórios.

6) Quando o terror coletivo da pandemia forçou a população a se trancar em casa, o governo federal pensou na população humilde que não dispõe de uma geladeira cheia, nem de reservas monetárias no banco (talvez você que mora em bairro de classe média alta e só anda de carro não saiba que existe gente assim, muita gente), fornecendo um auxílio emergencial, evitando assim saques a supermercados e distúrbios afins.

7) O Brasil levou a cabo com sucesso a campanha de vacinação contra a COVID-19, e já em março de 2020 o governo federal assinava acordo com a Universidade de Oxford e a Astra Zeneca de transferência de tecnologia para a produção de vacinas.

8) O Ministro da Economia procura emplacar reformas estruturais visando equilibrar as contas publicas e reduzir o endividamento do Estado: a Reforma da Previdência, legado da era Temer, enfim foi aprovada, e outras reformas (tributária, administrativa) aguardam a boa vontade de um Congresso que se afigura mais empenhado em garantir privilégios (vide fundo eleitoral) do que em destravar a economia do país.

9) Ao concluir as obras de transposição do Velho Chico, furar poços e trazer tecnologia israelense de dessalinização, o governo federal enfim está levando água ao sofrido sertão nordestino, libertando a população da indústria dos carros-pipas e criando uma nova fronteira agrícola. Horrível né, pro pessoal da indústria da seca!

10) O governo federal, em três anos de mandato, concedeu mais títulos fundiários (360 mil até agora) do que todos os governos anteriores em décadas, levando à frente a tão decantada “reforma agrária”, menina dos olhos da esquerda, mas que foi preciso um governo de direita para deslanchar.

11) O Ministério da Economia vem gradualmente reduzindo os tributos federais (primeira vez na história que um governo brasileiro reduz tributos!), criando um círculo virtuoso onde o aumento do dinheiro em mãos da população alimenta a economia e acaba resultando em aumento da arrecadação, que por sua vez permite novas reduções de tributos, etc.

12) O governo tem criado marcos regulatórios para destravar setores antes atolados na inoperância estatal, por exemplo, o marco do saneamento que propiciará um salto quântico nessa área tão vital para o bem-estar da população, em especial a mais humilde, moradora de periferias.

13) As escolas cívico-militares proporcionam a uma parcela de juventude uma visão de mundo alternativa, não marxista, contribuindo para a diversidade do pensamento, vital a um sistema democrático. (Ou você, caro leitor, é favorável a um Ministério da Verdade orwelliano ditando um pensamento único?)

Em seus treze anos de exercício do poder, o Partido dos Trabalhadores – sem pandemia, sem guerra europeia – dispôs de todas as oportunidades do mundo para fazer o que agora vem sendo feito... mas preferiu trilhar o caminho da corrupção e tentativa de perpetuação no poder, e agora pretende voltar à cena do crime. Os alemães nos anos trinta colocaram Hitler no poder via voto democrático, os tchecos após a Segunda Guerra Mundial colocaram os comunistas no poder via voto democrático, os venezuelanos colocaram Chávez no poder nos anos 1990 via voto democrático, etc. Quando se arrependeram era tarde. A democracia é um péssimo sistema, como bem observou Churchill. O problema é que os outros sistemas conseguem ser ainda piores! (Democracy is the worst form of government, except for all those other forms that have been tried from time to time.) Será que vamos colocar a quadrilha de volta ao poder via voto democrático (ou mesmo fraude eleitoral, dado o nosso sistema inauditável)??? Triste marcha da insensatez que a humanidade insiste em trilhar.

Nenhum comentário: