CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE


Carioca, com formação em Direito, funcionária pública federal aposentada. Conceição recebeu o Prêmio Cecília Meireles em 1996 com o livro de poesias inédito Perfil de sombras, concedido pela UBE. Participou como co-autora do livro Poesia em três tempos, publicado em 2001 pela editora Bom Texto, justamente com Maria Thereza Noronha e Rafael Pitanguy.

ESTAÇÕES

Dias tristes esfrego no tanque
levo ao varal e deixo
que lhes acolha o vento.
Os alegres, diluo-os em água
translúcida e doce, à janela
ao dispor de beija-flores
rumo aos longes, pra voltar.

Assim escrevo:
Inventando outono em qualquer dia:
pra me desfolhar, entrar no rio
e me chover de sol.

Germino, germino sem parar.
Cobrem-me folhas e flores
algum orvalho, nenhum bocejo.
Primavero-me.

Até que o inverno me surpreenda
tênue tal fio de teia
enredando-me em palavras, precisas vias
para alcançar o poema.

Nenhum comentário: